domingo, 26 de setembro de 2010

Deus...

Estava eu vegetando na internet, dando F5 no twitter e no orkut, quando lembrei: "nossa! tenho um blog!E preciso atualizá - lo!" Então, cá estou eu...
Frequentemente eu tenho ouvido pessoas falarem sobre Deus. Se perguntando se realmente Ele existe, se Ele é "tão bom assim", se foi Ele mesmo quem criou o mundo, enfim... duvidando da existência de Deus. E eu, como cristã, me senti na obrigação de falar sobre. Não vou dar palestras, nem tentar enfiar Deus na cabeça de vocês; só quero expor minha opinião.
Como disse antes, eu sou cristã, mais precisamente, católica. Mas confesso que comecei a seguir mesmo a religião este ano, justamente porque até pouco tempo atrás eu também desacreditava em Deus. Achava que só vivíamos esta vida e pronto, que a Igreja era uma forma de manipulação, era a favor do aborto, dentre outras coisas. E demorei muito pra entender como estava redondamente errada a este respeito.
Tudo começou este ano, quando eu estava totalmente perdida a respeito do que fazer da vida. Meus amigos tinham ido embora para outras cidades estudar, minha família me obrigando a trabalhar, e eu sem saber o que fazer nos estudos; tinha feito vestibular na faculdade daqui de Apucarana, mas foi levado a breca, sem vontade nenhuma de passar. Meu medo naquele mês era o de ficar costurando para sempre. Aí, no domingo, minha avó me chamou para ir à missa. Tava sem fazer nada, não tinha ninguém pra sair beber comigo, fui à missa.E foi muito incrível: como num passe de mágica eu entendi todos os rituais da missa, desde o pedido de perdão até a bênção da àgua. E eu nunca havia chorado tanto como na hora da comunhão.Naquele dia eu saí da igreja tão cheia de força, que não cabia em mim! Queria falar sobre Deus pra todo mundo! E a partir daquele dia minha vida mudou completamente, e hoje stou aqui, "pregando".
As vezes, pessoas me perguntam:
"mas como você sabe que Deus existe? Você não pode vê - lo, nem tocá - lo!" E eu respondo: pense na lei da Gravidade. Eu não a vejo, não a toco. Mas eu a sinto. E sei que se ela parar de "funcionar", minha vida sofrerá um grande desajuste. Com Deus é a mesma coisa. Eu o sinto em todos os lugares: no vento que sopra, no pássaro que canta, na primeira estrela que brilha, no fato de eu respirar, de eu simplesmente abrir meus olhos às 5 da manhã todos os dias! E tenho certeza de que se ele parar de "funcionar", minha vida não será a mesma, nunca!
É impossível dizer que não é por Deus que temos a natureza tão perfeita, com seu ecossistema equilibrado, que temos pernas para andar, braços para trabalhar, todos os sentidos e um cérebro perfeito. Não podemos negar que é por Ele que temos ar pra respirar, água para beber, alimentos para comer.
E há pessoas que, numa tentativa de atacar, dizem: "mas se Deus é tão bom, porque ele deixa acontecer tantas coisas ruins? Como guerras, fome, desastres ambientais etc?" Para essas pessoas eu digo: Deus nos deu o livre arbítrio para escolher que caminho seguir. E ele não vai descer numa nuvem e dizer: "Ei você, largue esta arma e me siga" (pelo menos eu acho que Ele não vai fazer isso). O que quero dizer é: Ele não nos dá o peixe, nos ensina a pescar. E para isso precisamos QUERER aprender. Temos que buscar a Deus, todos os dias, não só uma vez. É complicado, a porta é estreita, mas todos que se esforçarem passarão por ela.
Recebi um e mail esses dias, que diz tudo o que eu estou tentando explicar aqui, vou achá - lo e postá - lo o mais rápido possível.
Enfim, para fechar minha reflexão, quero dizer: vocês que não acreditam em Deus, que duvidam de Sua existência, que acham que tudo o que eu falei aqui é piada... do fundo do meu coração, eu rezo por vocês.
Este texto vai ficar com este final meio sem pé nem cabeça, mas vou concluir minha ideia com o e mail q vou achar... até lá, Deus os acompanhe!
Amém!

2 comentários:

  1. Seu texto ficou ótimo. Você tem um pensamento parecido com o meu sobre o que é Deus. Já disse anteriormente que Deus é uma energia que rege o Universo, Ele está em tudo, em todos. Ele não vai interferir na nossa vida, mas vai nos dar uma vida e ai nos dar milhões de vidas para interagirmos. Nós somos os escritores da nossa história, Ele da o papel e a caneta, às vezes até da uma dica sutilmente. Detesto quando ateus atacam as crenças de quem acredita em uma Entidade Superior, principalmente com esse fracos argumentos tipo “Onde está seu Deus nessa tragédia?”.

    Quem personalizou Deus como um Ser Julgador foram os homens, que criaram inúmeras religiões, com inúmeros conceitos diferentes, mas praticamente todas elas falam de um Ser Criador. Eu sigo as tradições católicas, mas não me vejo como um católico fervoroso, pois entendo que religiões foram criadas por homens e homens erram, como erraram muito usando o nome de Deus. Prefiro acreditar à minha maneira, tendo a certeza de que Ele está por perto. Tendo Fé, acima de qualquer tradição humana. A fé só funciona pra quem não tem dúvidas, por isso ela nunca funciona pra quem não fecha os olhos e se entrega.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com seu comentário! (aliás, adoro seus comentários, super construtivos o/)
    Na verdade, e Igreja em suma é idônea, suas tradições, rituais, fazem todo o sentido.
    Mas é o que você falou, religiões foram criadas por homens, e homens erram mesmo. Lutero, que criou a religião "protestante", criou sua seita porque viu erros na igreja católica... Daí em diante, cada um foi vendo os erros da Igreja e criando suas próprias igrejas, cada uma com seus erros... (Ressaltando que não estou defendendo/acusando nenhuma religião, respeito todas, so estou expondo uma opinião).

    Novamente, obrigada pelo comentario!
    Abraços!

    ResponderExcluir