sábado, 29 de maio de 2010

ORGULHO DO TM!!

Eu me senti na obrigação de vir escrever alguma coisa sobre o que aconteceu hoje, dia 29 de maio de 2010. Como fã da trupe, como admiradora da música livre e, antes de tudo, como pessoa.
Hoje foi ao ar, no programa O Melhor do Brasil, apresentado pela Rede Record, a fantástica história de superação de Thabata, no quadro “Hoje a Festa É Nossa”. Ela é uma menina linda, e sonhadora, que, com apenas 20 anos, enfrentou - e o melhor, superou! – certas dificuldades, as quais muitas pessoas de 40, 50 anos talvez não suportassem. Resumindo sua história, Thabata é bailarina, e descobriu que tinha paixão pela arte circense aos 16 anos, após ver uma apresentação da trupe O Teatro Mágico. Mas a vida nos prega algumas peças, e no meio de sua história Thabata sofreu alguns acidentes, o que a impediu temporariamente de praticar o que gostava. Porém, o que mais chama atenção é sua determinação, sua força de vontade em continuar sua vida e ultrapassar essas pedras que foram postas em seu caminho. Hoje, um ano após todas essas dificuldades, Thabata está curada, e, em todos os aspectos, está VIVA. A produção da Rede Record, num belíssimo trabalho, preparou uma festa surpresa de aniversário para ela, e levou a trupe para compartilhar esse momento tão bonito em sua vida.
A questão para a qual quero chamar a atenção é: até que ponto um artista pode influenciar a vida da pessoa?
Esses dias li na internet que o cantor Fiuk quer chegar ao Guinness Book com a carta de fãs mais comprida do mundo (para quem quiser ler a matéria,http://migre.me/K3aN ). Tudo bem é publicidade; mas, vocês acham que o Fiuk está preocupado com as condições das fãs? Em como elas vão fazer essa carta? E ele não é o único! Há muitos outros artistas que fazem coisas do tipo. Não é “puxar saco” para a trupe, mas confesso: O Teatro Mágico é um dos poucos grupos bons, (eu disse bons MESMO!) que tratam os fãs de igual para igual. Como diz Fernando Anitelli, a trupe não sai do show e “entra na aeronave e vai pro planeta da Xuxa e do Lulu Santos”; há uma comunicação muito forte entre a trupe e o público, pois eles sabem da onde vem o sucesso deles, de nós, espectadores! E digo isso porque, quando fui ao show deles em Londrina - PR, eles mostraram tremendo carinho para com a platéia, e, ao final, desceram do palco e atenderam a todos que estavam lá.
Atualmente, o TM vem conquistando espaço, na TV aberta, nos programas alternativos, e principalmente, na internet; e é aqui que eles divulgam seu trabalho. Fazem suas musicas e jogam na internet para download gratuito! E toda sua fama se deve principalmente aos fãs, que divulgam, baixam as musicas, vão aos shows e seguem a trupe com todo carinho. Volta e meia eu falo no twitter que O Teatro Mágico traz luz, vida e magia a todas as pessoas que o conhecem. E a história da Thabata vem complementar o que disse! Talvez, se ela não tivesse ido ao show do TM, se ela não entendesse a mensagem de vida que a trupe mostra, ela não teria superado suas dificuldades. Os pessimistas podem pensar “ah, foi porque ela viu o grupo que ela começou a gostar de circo, e daí se machucou blábláblá”. Eu acho o contrário; graças a trupe que ela encontrou algo que realmente gosta e tem talento para fazer, houve algumas divergências, mas aí, graças à paixão pelo circo, ela teve vontade e determinação de superar. Vendo o programa O Melhor do Brasil, eu chorei de emoção, chorei a ponto de abraçar o travesseiro e molhá – lo de lágrimas de felicidade. Felicidade por ver que um grupo que eu realmente admiro, influenciou a vida de uma fã, e não só dela, mas de várias pessoas que não temos oportunidade de conhecer. Felicidade por ver que um grupo independente chegou à TV aberta por causa do carinho que os fãs têm por ele. Felicidade por saber que meu grupo favorito promove encontros, participa de passeatas, fóruns, defendem direitos que todo mundo deveria defender em conjunto. Todas essas qualidades me fazem dizer, quase gritar, com todas as minhas forças: TENHO ORGULHO DO TM! Orgulho por saber que graças a mim, e a milhares de pessoas, a trupe faz sucesso, de um jeito limpo, bonito, mágico!
E, se algum dia, algum desses artistas corrompidos pelo sistema me fizer ligar a TV, me fizer chorar de emoção como chorei hoje, me fizer parar com todas as minhas tarefas para escrever um texto ovacionando tal artista, eu retiro tudo o que eu disse e danço Rebolation na frente de casa.

7 comentários:

  1. Que texto mais lindo, Flah!
    E cheio de verdades!
    O TM também me ajudou a superar uma fase, claro, não foi nem metade do que a Thábata sofreu, mas com certeza, nada nunca pagará o que eu sentia cada vez que uma amiga olhava pra mim e dizia: "viva à tua maneira, não perca a estribeira, SAIBA DO TEU VALOR. E amanheça brilhando mais forte que a estrela do Norte que a noite entregou." ou o quanto meu coração disparou ao ouvir e CANTAR ao vivo: "só enquanto eu respirar vou me lembrar de você" no show, foi uma troca de carinho MÚTUA. A trupe cantando para os fãs e os fãs para a trupe. De arrepiar, mesmo.
    E com certeza, um ótimo aspecto da trupe é a interação conosco. São poucas as bandas que valorizam dessa maneira o espectador. Esse é um dos motivos que mais me fazem admirar O Teatro Mágico, a Banda Nuvens e Móveis Coloniais de Acaju. Eles sabem qual é o lugar deles, mas sabem que sem NÓS eles não chegariam nem na metade do caminho. É aí que eu sinto vontade dar um tapa na cara de um molequinho filhinho de papai que sai pelo Brasil cantando uma música ALIENANTE e não valoriza as fãs e além disso, as mal trata.
    Lembrei agora, da polêmica que deu com o Rick Bonadio essa semana, não valorizando o trabalho de um artista pelo SIMPLES FATO dele querer que a SUA ARTE chegue às mãos de todas as camadas sociais.
    Não vou negar, eu gosto sim de muitos artistas que são o oposto d'O Teatro Mágico, vide Pitty como exemplo, mas gosto por causa do TRABALHO e não admiro o quesito "tratamento de fãs", mas eu tenho certeza que a luta do TM pela música livre chegará até esses artistas e então eles precisarão se redimir.

    Me empolguei! :B

    Beijo, Flah!

    TM ♥

    ResponderExcluir
  2. Falou super bem tambám Gabi! Eu também admiro muito o Moveis Coloniais de Acaju e a banda Nuvens, tem mais um monte por aí, se livrando do sistema através da musica livre. Esses caras são abençoados por Deus,para trazer tantos sentimentos bons a todos nós =)

    ResponderExcluir
  3. Eu também me orgulho demais do TM!
    E não consigo pensar no TM como algo exterior a mim, é parte de mim! =P
    Perdi o programa. =/

    ResponderExcluir
  4. Olá Flávia,

    Sou a Kathia, mãe da Thata. Parabéns pelo seu texto e agradeço a atenção e o carinho pela história da minha filha.
    Concordo plenamente com você, quando diz que o TM é a melhor banda da atualidade. Eles conseguem atingir a alma das pessoas e com isso despertam a essência de cada um.
    A história da Thabata, logicamente, foi bem resumida para "caber" em 50 minutos de programa. Para contar toda sua jornada estou escrevendo um livro, sendo que os 4 primeiros capítulos estão publicados no blog: celebrarsempre.blogspot.com .

    Grande abraço. Fique na Luz!
    Kathia Rosa

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou Cezar, pai da Thabata.
    Quero expressar minha gratidão pelos comentários e os sinceros sentimentos, dos mesmos.
    Convido-os a serem nossos amigos e acompanhar as novidades sobre como foram os bastidores desse maravilhoso presente.
    Mas deixo claro que , pra nós, eu , Kathia (minha paixão), Day (irmã) e o Ian(irmão), o principal é, foi e sempre será a valorizaçao dos sentimentos sinceros. Tudo foi real. A equipe Record , desde o querido amigo e produtor Osmar, o repórter Humberto e o próprio Rodrigo, nos fizeram aprender um pouco mais sobre dedicação e compromisso com a verdade, simplicidade e solidariedade.
    O TM então , nem se fala. São autênticos. É o mínimo que posso dizer.
    Convido-os a conhecer dessa história, em detalhes, no blog: http://celebrarsempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Flah Porença, eu sou Ian DeLuna, sou músico e irmão da thabata. Eu vim aqui para agradecer suas palavras sobre a thabata nesse texto muito bem escrito.
    Logo estarei postando no youtube na integra a matéria da thabata com extras de making off, e comentário de todos da família.
    Convido vocês também a conhecerem a história da thabata mais profundamente ( http://celebrarsempre.blogspot.com/ ) com muito mais detalhes.
    Concordo com vocês sobre música livre, e eu penso que a liberdade de expressão é fundamental em qualquer sentido, mas ir contra o sitema não é muito inteligente, acho melhor ir a favor de uma mudança, do que ir contra ao que está determinado.
    essa é MINHA opnião. Respeito a de todos.

    Um abraço, um grande beijo pra você e muito obrigado pelas palavras sobre minha irmã.

    ResponderExcluir
  7. Olá gente! Poxa, muito obrigada pelos elogios, fico muitíssimo grata!
    quando fui escrever esse texto, fiquei com um pouco de receio em adentrar na vida de vcs e da Thabata, e vcs pensarem: Ah, uma louca que nem sabe de nada da historia sai escrevendo texto" e tal,mas os comentários de vcs me deixaram com a mente mais tranquila =p

    Eu, sinceramente, em minha condição de espectadora, fiquei muito emocionada com a historia da Thabata, pois, numa sociedade que está tão deprimida, desiludida,onde a depressão toma conta, ela surgiu triunfante, mostrando que sim, tudo é possivel de acordo com a vontade de Deus!

    E fica a dica do blog de vcs para ser acessado, http://celebrarsempre.blogspot.com/

    Fiquem com Deus, abraços!!!
    ;**

    ResponderExcluir